Carro híbrido

Carros híbridos: como funcionam, vantagens e desvantagens

Os carros híbridos são aqueles que combinam duas formas de energia. Combustão e eletricidade é a forma mais comum que se apresentam nos tempos atuais. Com esse tipo de sistema, o veículo combina a autonomia e potência do motor a combustão e economia e menor emissão de poluentes do motor elétrico.

A combinação desses dois tipos de motores, atualmente, estão no mercado de três formas:

Híbrido em série

Nesse tipo de funcionamento, os motores atuam ligados em sequência, ou em série, sendo que a saída de um alimenta a entrada do outro.

Normalmente é o motor a combustão que alimenta o motor elétrico, sendo que apenas esse último atua sobre as rodas, deixando o primeiro apenas para gerar eletricidade.

Exemplos de modelos desse tipo: Chevrolet Volt e o Opel Ampera.

Híbrido em paralelo

Aqui os dois propulsores são usados para gerar a força necessária, mas apenas um deles atua, sendo que o outro o auxilia para melhorar seu desempenho.

Exemplos de modelos desse tipo: carros da Honda, como Civic Hybrid e Insight.

Híbrido misto, ou combinado

Sistema mais comum entre os modelos híbridos, esse tipo de funcionamento usa os dois motores, de forma separada ou simultaneamente, e os dois podem atuar sobre as rodas.

Se eles atuarem juntos, um se encarrega de fazer o carro andar, enquanto o outro gera a energia elétrica, tudo sendo definido instantaneamente por um computador.

Exemplos de modelos desse tipo: modelos híbridos da Toyota (como o Prius), da Lexus (como o CT200h) e o Ford Fusion Hybrid.

Funcionamento, vantagens e desvantagens do carro híbrido

No carro hibrido quando o freio é acionado ou quando o acelerador é aliviado, o motor elétrico funciona num modo reverso, mandando energia de volta para as baterias.

A aerodinâmica do carro e o uso de pneus com menor resistência também fazem o consumo cair consideravelmente.

Por isso, nesse modelo, se o motorista quer economia é importante não ter acelerações desnecessárias. O modo totalmente elétrico desses modelos funciona até, por volta de, 40 ou 50 km/h. Se for possível ficar dentro dela, principalmente em trajetos curtos, a economia será maior.

A desvantagem dos modelos híbridos é basicamente que a manutenção é cara. Além disso, o desempenho destes modelos obviamente ficará abaixo dos convencionais.

Hoje, os carros híbridos zero quilômetro mais baratos à venda no Brasil são o Toyota Prius (R$ 126.600) e o Lexus CT 200h (R$ 135.750).

Com informações de Notícias Automotivas

 

Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

motocicleta

Freios das motos: cuidados necessários

Os freios são itens de grande importância para qualquer veículo. a importância deles nas motocicletas não é diferente. Estar atento ao funcionamento dos seus freios

pneus

Pneus: quais os principais cuidados?

Cuidar dos pneus dos carros é algo imprescindível para a dirigibilidade do carro e segurança do motorista. Realizar manutenção preventiva, praticar alguns hábitos e estar

Open chat
Precisa de ajuda?