Os freios são itens de grande importância para qualquer veículo. a importância deles nas motocicletas não é diferente. Estar atento ao funcionamento dos seus freios e manter a manutenção em dia desse componente é imprescindível para a segurança.
Atualmente existem dois tipos de sistemas de freios nas motocicletas: a tambor ou a disco. O sistema a tambor é encontrado, geralmente, em motos mais antigas ou com baixa cilindrada. O sistema é considerado de menor eficiência que os freios a disco por não dissipar calor facilmente. A manutenção deve ocorrer mais frequente, se não seu desempenho fica comprometido.
O sistema a disco é mais moderno e eficiente. Porém a manutenção é mais cara. O funcionamento deste sistema é hidráulico, composto por pastilhas, pinças, pistão, fluído de freio, disco e mangueiras.
Como melhor utilizar os freios da motocicleta
A maneira que o freio é utilizado em sua motocicleta pode interferir muito tanto na segurança da condução, como na vida útil dele. O ideal é que na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro. Usar apenas o traseiro aumenta o risco de acidente e desgasta os componentes mais rápido.
Confira o passo-passo para utilizar o freio da moto adequadamente:
- desacelerar;
- acionar o freio traseiro;
- acionar o freio dianteiro;
- soltar o freio dianteiro;
- soltar o freio traseiro.
Em pista molhada, o ideal é que a proporção da frenagem seja de 50-50% para evitar derrapamentos. Em aclive, o melhor é usar mais o freio dianteiro. E com passageiro na garupa, para evitar que o passageiro seja arremessado, é melhor usar o freio traseiro.
Principais itens a serem revisados nos freios das motos
Pastilhas e discos de freio
Ambos os componentes são responsáveis por gerar o atrito necessário para frear a moto. Se estiverem danificados ou desgastados podem provocar ruídos, vibração e perda da eficiência da frenagem.
Fluido do freio
O fluido de freio pode absorver umidade. Por isso na revisão deve ser sempre checado o ponto de ebulição do fluido e o porcentual de água que ele contém e, assim.
O fluido de freio tem prazo de validade e precisa ser substituído, geralmente, a cada 10 mil km ou a cada ano.
Cuidado com os cabos
É sempre bom verificar se os cabos de feios não estão rompidos ou com algum defeito. Sem eles estarem funcionando corretamente, o sistema de frenagem perde seu desempenho.