As estatísticas de roubo e furto de veículos estão em constante crescimento. Pois segundo dados da Secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, em todo o estado, 7 carros são levados por hora. Você já teve o carro roubado ou furtado? A situação é horrível e perante o fato umas das principais dúvidas que pode surgir no momento é: o que devo fazer agora?
Procedimentos comuns
É muito importante manter a calma e não tentar nenhuma atitude de cabeça quente. Além disso, lembre-se que a sua segurança é muito mais importante. Entre em contato com a polícia e solicite o acionamento do alerta de furto de veículos. Portanto, em seguida registre a queixa na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil. Esse procedimento pode ser feito on-line pelo site da instituição. Pegue uma cópia do Boletim de ocorrência.
É recomendável também registrar o acontecimento no Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). Além disso, ele auxilia na identificação posterior do veículo e evita prejuízos com infrações provocadas com o carro roubado ou furtado. Todos esses procedimentos são gratuitos.
Mecanismos de segurança
Mesmo que o seu veículo possua mecanismos de segurança, como rastreador veicular e seguro automotivo, é necessário registrar os acontecimentos junto às instituições responsáveis. As medidas de segurança pública, para serem instaladas, se baseiam nos dados coletados nos locais, e fazer o boletim de ocorrência auxilia nessa estatística.
– Rastreador veicular
Se você possui um rastreador instalado em seu veículo, será possível localizá-lo e recuperá-lo de forma rápida e eficiente. Entre em contato com a empresa responsável e relate o acontecido. Com a ajuda de um smartphone ou tablet conectado à internet também é possível saber a localização do automóvel em tempo real.
Após o rastreamento, siga as orientações da empresa antes de ir recuperar o seu veículo. Além disso, é muito importante verificar a área onde ele está, pois, muitos criminosos descartam o automóvel em locais remotos ou perigosos. Isso pode gerar outros problemas para você.
– Seguro automotivo
Com o seguro não têm como localizar o veículo e é necessário relatar todos os acontecimentos, em detalhes, para iniciar os procedimentos juntos à seguradora. Entre em contato com a empresa responsável com as seguintes informações em mãos:
- – Boletim de ocorrência;
- – Carteira de motorista;
- – Documentos do carro;
- – Documentos do seguro.
Tenha sempre cópias desses documentos, pois, os mesmos podem ser levados junto com o veículo. Além disso, após esse contato, a seguradora irá iniciar os procedimentos compatíveis e te manter informado. Pois eles não serão imediatos.
Dicas para evitar ter o carro roubado ou furtado
Infelizmente, todo veículo está propenso ao roubo ou furto, mas existem algumas medidas que podem evitar a ação dos bandidos. São elas:
- – Estacione em locais seguros, iluminados e movimentados;
- – Não deixe objetos de valor dentro do carro;
- – Verifique janelas e portas ao sair;
- – Verifique o ambiente ao chegar em casa. Em casos de dúvidas não pare e acione a polícia;
- – Evite entregar as chaves para manobristas ou lavadores de carros;
- – Mantenha as portas travadas e os vidros fechados, mesmo com o carro em movimento;
- – Tome cuidado com pessoas pedindo informações, entre outros.
O roubo e o furto de veículos são fatalidades que assola a população. Você conhece outras dicas para esse momento? Deixe o seu comentário abaixo: