Logo Oficial Backes Rastreamento
Noticias
Fique atualizado sobre o que acontece dentro do mundo de rastreamento de veículos :)
Entre em contato

Sistema de freio dos veículos: o que deve ser prestado atenção

O sistema de freio deve ser um dos itens que merece mais atenção dos motoristas, já que implica diretamente na segurança deles e dos passageiros.

Existem três tipos de freios encontrados nos carros brasileiros: freio a disco, freio a tambor e freio ABS. Este último é um acrônimo da expressão em inglês Antilock Breaking System, ou Sistema de Freio Antitravamento, em português. Desde 2014, os carros fabricados no Brasil ou importados para venda no mercado nacional não podem ter outros tipos de freio.

O sistema de freio dos veículos é composto por vários componentes, como disco de freio; tambor de freio; pastilha de freio; lonas de freio, ligadas aos tambores; cilindro mestre, responsável por enviar o fluido de freio à frenagem nas rodas; servo freio, que aumenta a força com que o motorista pressiona o pedal, acionando o sistema de freio; cilindro de roda, responsável por acionar o freio traseiro, caso ele use tambores; pinça de freio, onde as pastilhas ficam encaixadas e são pressionadas junto ao disco.

Falhas comuns no sistema de freio dos veículos

Quando alguns desses componentes estão com falha, geralmente, o carro apresenta alguns sinais, em que o motorista deve ficar atento. Alguns exemplos, são quando pisa no pedal e o carro tende a virar para um dos lados. Isso indica que os êmbolos da pinça estão prendendo — seja por oxidação ou por defeito. Mangueiras entupidas e discos de freio empenados também podem causar esse problema, mas, normalmente, vêm associados a outros sintomas, como vibrações e alterações no pedal.

Os barulhos que o carro emite também pode ajudar a identificar problemas. Em relação ao freio ele também pode emitir ruídos e geralmente estão relacionadas as pastilhas. Se elas foram trocadas recentemente é normal que emitam um ruído, caso contrário é bom checar.

Vibrações são normais em freios ABS, mas se o sistema de freio não for esse, pode ser o empenamento do disco ou a deformação no tambor.

Quando o pedal do freio está muito duro ou muito baixo pode ser: servo freio com problema; material de atrito de origem duvidosa; ou problemas entre o pedal e o servo freio.
Todos estes sinais devem ser avaliados por um profissional. E lembre-se a manutenção preventiva de qualquer veículo é na maioria das vezes muito mais econômica. Por isso opte sempre por ela.

rastreamento veicular
Reproduzir vídeo
Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

A Backes Rastreamento melhora a performance da sua frota reduzindo gastos com combustível, manutenção e monitoramento de veículos. Através do nosso sistema, os gestores ficam a par dos maiores vilões de consumo como direção fora da rota, direção agressiva, tempo ocioso do veículo, entre outros.

Logo Oficial Backes Rastreamento

Soluções

plugins premium WordPress

CUPOM DE DESCONTO

Não perca essa oportunidade! Condições especiais ao informar o seu número abaixo.

Precisa de ajuda?