A manutenção e cuidado com a mecânica é importante para qualquer veículo. Mas quando se trata da manutenção de caminhões isso fica ainda mais importante, pois este veículo passa maior parte do tempo em rodovias, onde o tráfego é mais inseguro e o concerto de uma possível falha mecânica se torna mais complicada.
Por isso, contar com um bom planejamento de revisões e manutenção preventiva é importantíssimo para os caminhões, principalmente, quando se trata de uma frota.
Levantamentos apontam que as despesas com o veículo diminuem em até 30% quando a manutenção preventiva é realizada. Além disso, a ocorrência de acidentes também diminui.
Alguns pontos principais que merecem a atenção são:
- Freios
- Verificação do óleo do motor
- Fluídos
- Suspensão
- Pneus
- Sistema Elétrico
- Luzes
- Módulo de injeção
- Paletas do limpador
Mesmo que o caminhão seja novo, o desgaste por andar quilômetros continuamente sem fazer uma revisão verificando o estado do motor, comportamento da suspensão, dos freios e demais componentes significa prejuízo.
Se o caminhão estragar na estrada, além do custo com a manutenção haverá gastos com reboque. Além de ficar um tempo sem rodar, o que significa mais prejuízo para frota.
Há ações que os motoristas devem tomar como hábito ao utilizar um caminhão. Por isso é importantes treinar e capacitar os colaboradores. Atitudes que podem evitar grandes prejuízos são:
Verifique o óleo do motor
A troca do óleo do motor é a preocupação mais básica que qualquer motorista deve ter. No caso de veículos pesados isso é muito mais necessário e se torna frequente pelo esforço e tempo que rodam.
Verifique os pneus e a suspensão
Certifique-se de que a profundidade dos sulcos da banda de rodagem seja de, no mínimo, 1,6 mm. Os pneus devem sempre estar calibrados e com a pressão correta.
A suspensão em conjunto com os pneus servem para absorver os impactos provocados por irregularidades do solo e não provocar danos no chassi e na carga transportada. Ela é basicamente responsável pela estabilidade do veículo.
Verifique do sistema de transmissão
O sistema de transmissão leva a rotação do motor ao sistema de tração do caminhão. Ao acionar o câmbio, o motor “sobe” ou “desce” uma relação de transmissão, alterando o número de rotações por minuto do componente. Com isso é necessário cuidar da lubrificação do sistema e ficar atento a qualquer barulho no momento da troca de marcha.
É necessário cuidar do baú do caminhão também
No dia a dia de carga e descarga das mercadorias, peça ao colaborador para ser cuidadoso. O tombamento de materiais com peso considerável pode causar dados à estrutura. É necessário manter limpo também o baú. Com ele limpo e água escorrendo na hora da lavagem é possível observar mais facilmente furos e vazamentos.