Logo Oficial Backes Rastreamento
Noticias
Fique atualizado sobre o que acontece dentro do mundo de rastreamento de veículos :)
Entre em contato

Países da fronteira exigem teste RT-PCR – Covid-19 para motoristas de carga

Motoristas brasileiros de transporte de cargas agora devem realizar o teste de Covid-19 para entrar nos países da fronteira: Argentina, Chile e Peru. O teste RT-PCR deve ser feito 72 horas antes da entrada nos países.

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ficou preocupada com a exigência. Assim, emitiu um ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmando que as medidas trazem problemas operacionais e de fluxo nas fronteiras do Brasil, entre os quais:

  • o represamento de cargas de exportação e importações;
  • o aumento de custos logísticos não somente relacionados aos testes, mas também aos tempos ociosos em fronteira aguardando os resultados;
  • e a elevação da inconformidade dos motoristas (tripulantes) que deverão se submeter a mais esse desafio no universo de restrições já enfrentadas.

Uma das motivações para as restrições é o surgimento e disseminação da variante brasileira do Coronavírus, preocupando assim os países vizinhos.

ABTI informa medidas para auxiliar nos teste RT-PCR aos motoristas

A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) também se mostrou preocupada com a situação. No início de abril, a entidade já alertou o agravamento das medidas, com um possível colapso nas fronteiras do Brasil em cidades como Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, Foz do Iguaçu, no Paraná, e São Borja, no Rio Grande do Sul.

Na última quinta-feira (6), a ABTI emitiu uma nota em seu site informando que a entidade tem participado de reuniões organizadas e lideradas pela Assessoria Internacional da Agência Nacional de Transporte Terrestre, que conta com a presença ativa do Ministério da Saúde, Itamaraty, Secretaria do Governo Federal e Secretarias de Saúde dos principais estados e municípios que possuem fronteiras habilitadas ao transporte rodoviário internacional de cargas. Segundo a associação “Os encontros têm como objetivo organizar a distribuição de teste RT-PCR que o governo federal possui para amenizar o impacto das medidas estrangeiras”.

A ABTI ainda informou que “As principais rotas de acesso às fronteiras foram mapeadas e de acordo com a disponibilidade das Secretarias de Saúde dos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo, serão definidos pontos para coleta de testes, assim, o resultado da análise estará pronto quando o tripulante chegar à fronteira. Postos da PRF nas rodovias poderão auxiliar neste processo em municípios como Passo Fundo, Osório e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. Santa Catarina sugeriu pontos de coleta como Joaçaba, Chapecó e Concordia. Os testes serão realizados de forma gratuita pelos Laboratórios Centrais dos Estados (Lacen)”.

 

rastreamento veicular
Reproduzir vídeo
Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

A Backes Rastreamento melhora a performance da sua frota reduzindo gastos com combustível, manutenção e monitoramento de veículos. Através do nosso sistema, os gestores ficam a par dos maiores vilões de consumo como direção fora da rota, direção agressiva, tempo ocioso do veículo, entre outros.

Logo Oficial Backes Rastreamento

Soluções

plugins premium WordPress

CUPOM DE DESCONTO

Não perca essa oportunidade! Condições especiais ao informar o seu número abaixo.

Precisa de ajuda?