A boa direção de veículos além de trazer mais segurança aos passageiros e ao trânsito em geral, pode trazer economia na manutenção do veículo. O veículo, seja ele qual for, precisa ser operado de forma que todos os mecanismos de controle (freio, acelerador, embreagem, freio motor, direção, entre outros) sejam utilizados da melhor forma em um percurso, considerando o ambiente em que ele está sendo dirigido, seja em subidas, descidas, curvas, relevos, entre outras.
Esta boa direção de veículos pode acarretar em menos gastos, tanto em uma frota, como em veículos particulares. Afinal, quem não gosta de economizar, não é mesmo?
Em caso de uma empresa de frota realizar treinamentos e oferecer dicas aos motoristas é uma questão de investimento. Você sabia que o motorista é responsável e tem impacto por 50% dos possíveis custos que se pode ter?
Confira a seguir algumas dicas para realizar uma boa condução e assim diminuir os gastos com manutenção e aumentar a vida útil de vários sistemas e peças dos veículos.
Evite acelerações desnecessárias
Quanto maior a velocidade, maior o consumo de combustível e também mais exigência do motor, causando avarias nas juntas e nas correias. A temperatura do motor do carro normalmente se mantém entre 80ºC e 90ºC e, quando ultrapassa esse limite, o sistema de arrefecimento precisa trabalhar com mais intensidade. Consequentemente, sua vida útil acaba sendo reduzida.
Evite freadas bruscas na direção
O hábito de frear bruscamente desgasta as pastilhas de freio, danifica os pneus e ainda pode causar problemas na suspensão por transferir o peso do veículo todo para a parte da frente. O ideal é sempre ir freando de leve e não de repente. Além de assim, ser muito mais seguro para os motoristas e passageiros.
Saiba utilizar as marchas e não dirija em ponto morto
Conheça o time do carro para trocas de marchas e respeite esse time. Assim há menos desgaste da embreagem.
Além disso, não dirija em ponto-morto. Há o mito que assim o carro consuma menos combustível. Mas não é verdade. Ao utilizar a inércia dos veículos para se locomover sem utilizar aceleração mecânica ele continua consumindo combustível para continuar funcionando em marcha neutra.
Elimine os vícios de direção
Deixar o motor ocioso, manter o pé na embreagem ou a mão apoiada na alavanca de câmbio: esses são pequenos vícios que muitos condutores cometem e que podem diminuir a vida útil dos componentes do carro, além de aumentar o consumo de combustível.
Ficar com o pé na embreagem, por exemplo, pode diminuir metade do tempo da vida útil dela.