Higienização tem sido uma palavra presente no último ano em nossa rotina, já que higienizar as mãos junto com o uso de máscaras tem sido algumas das principais práticas de prevenção do vírus Covid-19. Mas e a higienização dos veículos contra o Coronavírus? Você tem pensado nisso?
A limpeza interna dos veículos deve sempre fazer parte da rotina, mas em meio uma pandemia, isso deve ser pensado ainda mais frequentemente. Esta limpeza deve ser feita, principalmente, nas partes mais tocadas pelo motorista: volante (considerada a parte mais suja do carro), maçanetas, manopla do câmbio, freio de mão.
Uma solução com água e detergente ou sabão é uma boa. O álcool em gel 70% pode ser usado em algumas peças, já que o produto pode danificar, dependendo do material, principalmente aqueles feito de couro e tecido. Portanto, a higienização dos bancos, devem ser feitas, mas sem o uso do álcool. Alvejantes e desinfetantes a base de amônia também não devem ser utilizados.
Cuidado também ao aplicar a higienização, prefira sempre fazer isso com um pano macio. Caso queira usar esponja prefira a parte macia delas. Além disso, partes elétricas merecem mais atenção, para que em contato com água ou líquidos não sejam danificadas.
Uma dica para evitar a contaminação pelo Covid-19 é sempre ter um recipiente de álcool em gel 70% em local de fácil acesso no carro e assim que entrar higienizar as mãos. As empresas, por exemplo, podem oferecer o produto pensando nos colaboradores, principalmente em veículos de frotas que podem trocar constantemente de motorista.
Oxissanitização para higienização contra Coronavírus
Você pode apostar também em uma higienização mais profissional, com ozônio (oxissanitização), por exemplo. O serviço vem sendo oferecido amplamente por profissionais que lavam os carros. O ozônio é 200 vezes mais eficiente do que o cloro (presente em alvejantes) na limpeza e elimina fungos, bactérias e odores.