Sistema de arrefecimento

Cuide do radiador do carro e evite problemas

Provavelmente você já ouviu falar do radiador do carro e como ele é importante para os veículos. Mas você sabe exatamente sua função?

O carro queima combustível para funcionar, e quando isso acontece ele está literalmente criando fogo dentro do motor. Com isso, uma parte da energia dessa explosão se torna calor, que se espalha pelos metais do motor.

Como esse calor é grande, ele poderia até mesmo começar a derreter o material, amolecendo a estrutura, causando estragos que podem até fazer o motor parar de funcionar.

O radiador é tão importante, porque, justamente, é uma das peças que impede esse processo. Ele faz parte do chamado sistema de arrefecimento. Basicamente o sistema responsável por resfriar o carro.

O resfriamento acontece a partir de um conjunto de mangueiras de passagem de água que está diretamente ligado ao funcionamento do motor.

 

Problemas que podem estar ligados com o radiador do carro:

 

Superaquecimento do motor

Já ouviu falar na expressão que o motor está “fervendo”? Um dos motivos pode ser algum problema com o radiador ou com as peças que levam o fluido de arrefecimento até o motor. Afinal, esse fluido é essencial para manter o motor funcionando dentro da temperatura ideal.

Por isso é sempre importante estar atento no painel do seu carro onde mostra a temperatura. Se ela está alta, o carro deve ser parado imediatamente e o problema resolvido.

Vazamentos na mangueira

Com o passar do tempo, é normal que as mangueiras do sistema de arrefecimento apresente furos. Consequentemente, ocorrem vazamentos nas mangueiras.

Por isso, sempre repare nos vazamentos e faça a manutenção necessária. Os vazamentos no sistema de arrefecimento podem danificar o funcionamento da junta, do cabeçote e do bloco do motor.

Consumo elevado de combustível

Você sabia que um dos motivos para um alto consumo de combustível pode estar relacionado ao radiador? Quando a temperatura está irregular, pode indicar que o radiador não está funcionando corretamente e isso pode alterar o consumo de combustível. Por isso, o ideal é fazer uma revisão no sistema de arrefecimento e descobrir se há algum problema.

Funcionamento da válvula

Quando a válvula termostática não está funcionando bem, como por exemplo, travando é possível que o radiador esteja causando isso. E um dos principais motivos é quando a solução de arrefecimento não está com a quantidade correta, que é essencial para o bom funcionamento do sistema.

Cuidados para o bom funcionamento do radiador

Portanto fica aqui as principais dicas para um bom funcionamento do radiador e do sistema de arrefecimento do carro:

    • Fique sempre atento ao nível dos líquidos no reservatório
    • Nunca use apenas água no reservatório do radiador
    • Atenção a vazamentos e entupimentos
    • Cuide bem da colmeia do radiador. Isso quer dizer revise e a mantenha sempre limpa
Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

motocicleta

Freios das motos: cuidados necessários

Os freios são itens de grande importância para qualquer veículo. a importância deles nas motocicletas não é diferente. Estar atento ao funcionamento dos seus freios

Precisa de ajuda?