Planejamento e gestão são importantes em qualquer negócio. Quando se trata de uma empresa de frotas também. Alguns fatores oneram o orçamento da empresa de frotas e por falta de uma gestão eficiente, o orçamento pode ficar muito mais caro que deveria.
Esta gestão é possível a partir de coleta e controle de dados como, manutenção dos carros, consumo de combustível, quilometragem e rotas percorridas. Não importa se você em dois ou dezenas de veículos, com o controle destes dados, o resultado financeiro poderá ser muito melhor.
Diagnóstico
Comece pelo diagnóstico da sua frota. Estado dos veículos, gastos com manutenção, combustível, salário dos motoristas, etc. Reúna o máximo de dados possíveis e comece a fazer um controle eficiente deles.
Combustível e rotas
Para os gastos com combustível diminuírem, uma das soluções é traçar melhor suas rotas. Planejar um roteiro mais curto e rápido também pode trazer mais eficiência na entrega de mercadorias, por exemplo.
Manutenção
Opte sempre pela manutenção preventiva. Na maioria das vezes, ela é muito mais barata que manutenção corretiva. Mas, além disso, sempre tenha no seu planejamento financeiro um valor para possíveis contratempos.
Motive e capacite os colaboradores
Motivar e capacitar aqueles que estarão no dia-dia com os veículos é uma boa escolha. Com a capacitação eles saberão usar de uma melhor maneira cada veículo e estarão treinados para algumas situações.
Quando eles estão motivados, eles vestem a camisa da empresa e se preocupam também com sua gestão e seu patrimônio. Colaboradores motivados não se sentem como só mais um colaborador, mas se sentem parte da empresa.
Conte com as tecnologias na gestão de frotas
O rastreador veicular é uma dessas tecnologias. Além de trazer mais segurança, possibilitando localizar o veículo em caso de roubo, você consegue saber se as entregas foram efetuadas no prazo, melhora a logística da sua empresa, localiza mercadorias, monitora o tempo o veículo ficou ligado, tem controle de motoristas e passageiros, identifica perda de tempo e dinheiro e pode até demarcar territórios limites para os veículos. Além de receber relatórios que auxiliam no controle de logística e gestão do tempo.