O câmbio automático veio para trazer muito mais conforto aos motoristas. Isso é fato. Mas você sabe como fazer a manutenção correta nesse caso e quais os principais sinais que seu carro pode apresentar, caso o câmbio automático esteja com problema?
O mais indicado é sempre fazer revisão constante, assim é possível fazer uma manutenção preventiva, o que pode ser menos oneroso. Quando o carro é tirado de uma concessionária fazer a as manutenções programadas indicadas pela fábrica é importante.
Mas vamos aos sinais que o câmbio pode emitir, caso não esteja funcionando corretamente no seu câmbio automático.
Aquecimento
O superaquecimento é um problema grave que ocorre no câmbio automático. Se sentir um cheiro de algo queimando na região da manopla é importante que o carro seja parado e resfriado. Logo após levado a um mecânico. Pode ser um sinal de superaquecimento da transmissão. Outro motivo que acarreta este problema é o excesso de resíduos no fluido.
Ruídos estranhos
Estar atento aos barulhos que o carro emite é importante. Problemas não só no câmbio podem ser identificados através deles. Se você ouvir barulhos nas passagens das marchas, pode ser que o câmbio esteja com algum problema.
Câmbio automático patinando
O câmbio patinando é algo que acontece muito com os câmbios manuais, quando a embreagem já está desgastada. Quando esse problema acontece nos veículos automáticos é preocupante. Isso pode significar problema nas molas da válvula reguladora ou na pressão do óleo. Por isso a revisão no óleo e o tempo correto de troca devem ser respeitados.
Luz do painel
Você sabia que o mesmo ícone do painel do carro que indica problemas no motor pode indicar também problemas na transmissão do câmbio? Por isso fique atento e consulte o manual de fábrica do seu carro, caso isso aconteça.
Trancos no câmbio automático
Trancos no câmbio automático pode significar fluído velho ou baixo fluído de transmissão. Se isso acontecer é importante verificar o nível dele e sua cor. O ideal é que ele esteja avermelhado ou marrom e sempre claro.
Os trancos podem ser também algum problema nos componentes internos, como engrenagens, rolamentos ou molas ou algum outro componente quebrado.