Pensar na segurança familiar é uma das principais preocupações, principalmente, para os pais. Infelizmente no Brasil roubos e furtos de veículos são comuns. Há diversas maneiras de se evitar situações infelizes como essa, mas nenhuma pode garantir 100% que nunca ocorrerá algo assim.
Os rastreadores veiculares são uma opção que oferece um controle de segurança maior ao veículo e seus passageiros e também uma possibilidade mais assertiva de recuperação de bem. Mas ele pode auxiliar em outras questões na dinâmica de segurança familiar.
Por exemplo, quando um filho recém completa 18 anos e já quer emprestar o carro dos pais ou então adquirir o próprio. É completamente normal o pai e a mãe ficarem inseguros por um tempo com as saídas dos jovens com o veículo. Com um rastreador é possível saber os locais que o jovem percorre e até mesmo a velocidade com que ele está andando com o veículo, assim é possível uma orientação de segurança.
O rastreador possibilita a implantação de uma cerca eletrônica, delimitando a área e rota do veículo. Se houver o desvio dela, há um sinal indicando no sistema do rastreador que pode ser acessado por qualquer computador ou smartphone. Nesse mesmo sentido é possível saber o histórico do trajeto, com os locais que o veículo passou e horários.
No caso de roubo e furto, além de possibilitar localizar o veículo com precisão, eficiência e agilidade, o rastreador veicular possibilita o bloqueio dele. Dado o comando, o sistema interrompe o processo de funcionamento do veículo, fazendo com quem ele desligue imediatamente. Ainda assim, o usuário tem total controle da localização do carro. Mas é importante lembrar que no caso de roubo, a vítima só realize o procedimento quando não estiver mais em contato com o ladrão e esteja 100% segura.
Além disso, mesmo com o rastreador veicular a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente para o registro do caso e auxílio na recuperação do veículo com segurança.