A embreagem é um sistema que coordena a troca de marchas e é composto por disco, platô, rolamento, câmbio e pedal, além dos sistemas de cabos que conectam esse sistema. A vida útil deste sistema depende do uso e do modelo do carro, mas varia de 60 mil a 100 mil quilômetros, com revisões frequentes.
Algumas ações do motorista impactam diretamente o funcionamento e vida útil da embreagem. Alguns pontos listados a seguir são ações comuns, mas que fazem a diferença:
Evite pisar na embreagem sem necessidade
Só se pisa na embreagem apenas quando irá trocar a marcha. Ficar com o pé apoiado, mesmo que seja minimamente, prejudicará sua embreagem. A prática afasta o platô do disco, causando seu lixamento. Isso causa o desgaste acelerado das peças, além de superaquecer todo o sistema.
Use o ponto morto no plano
As pessoas sempre mantem o carro engatado nas paradas de semáforo. Ao invés disso, deixe o carro em ponto morto sempre que possível.
Em aclives use o freio de mão ao invés da embreagem
Usar o entre a embreagem e acelerador também é muito comum. Mas sabia que essa não é a atitude ideal? Além de desgastar os discos da embreagem consome ainda mais combustível. Use o freio de mão e engate somente na hora de arrancar de fato.
Rodar com marcha muito alta
Para poupar combustível alguns motoristas colocam rapidamente uma marcha mais alta para reduzir a rotação do motor e acreditando assim que irá reduzir o consumo de combustível. A questão é que, se a marcha utilizada for incompatível com a velocidade, as rotações ficam baixas demais, forçando o sistema de embreagem.
Não arranque o carro em segunda marcha
Use sempre a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro e, ao reduzir ou elevar a velocidade do veículo, faça isso de forma gradual. Arrancando em segunda marcha você acaba desgastando o disco da embreagem.
Peso em excesso no veículo
Peso em excesso em qualquer veículo também interfere na vida útil da embreagem. Além da embreagem vários outras partes do veículo são afetadas, como desgaste das borrachas da suspensão, vazamento de óleo, deterioração dos pneus, entre outras.