Dúvidas?
Solicite um orçamento através do botão abaixo sem compromisso :)
Entre em contato

Opala: primeiro carro da GM produzido no Brasil

Já falamos aqui no blog da história do Fusca, do Chevette e do Itamaraty Executivo que marcaram época aqui no Brasil. Hoje falaremos de mais um carro que também teve muita importância na história dos veículos no país: o Opala.

O Chevrolet Opala foi um modelo de automóvel fabricado pela  General Motors do Brasil. Foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela montadora no país, tendo sido produzido de 1968 a 1992.

O Opala foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1968. A carroceria do modelo da General Motors foi inspirada no alemão Opel Rekord, mas com estilo e com mecânica americana. Em um curto período de vendas, houve grande aceitação pelo público, tornando-se um modelo consagrado.

Até o lançamento do modelo, a GM tinha apenas em seu line-up, picapes, utilitários e caminhões, mas no governo de Juscelino Kubitschek, houve incentivo para que a marca produzisse outros modelos.

A origem do nome do carroveio de dois motivos. Um deles é que foi a junção do nome Opel- modelo alemão que serviu de base para o carro e Impala- modelo americano em que o novo GM que emprestou os motores e transmissões.

O outro motivo é a pedra preciosa que se chama Opala. Um minério quando exposto a luz reflete inúmeras cores.

A primeira versão do Opala, vinha na carroceria sedã de quatro portas, com versões Standart e Luxo. Com espaço interno para seis ocupantes, o conforto era algo que chamava a atenção.

Já na mecânica, os motores de origem americana, na época, não eram os mais modernos, mas apresentavam força bruta e robustez.

Modelos do Opala

  • Standard / Especial
  • Luxo
  • Gran Luxo
  • Opala SS
  • Caravan
  • Comodoro
  • Diplomata
  • Caravan Comodoro

Omega: sucessor do Opala

Em 1992, com muitos modelos do mercado externo importado, o Opala caiu consideravelmente nas vendas e deixou de ser fabricado. Mas a GM lançou o Omega, um sucessor do Opala.

O novo modelo foi fabricado no Brasil de 1992 a 1998. O carro ofertava tecnologias, conforto e motores que chamavam a atenção. Inclusive ganhou diversos prêmios.

Já em 1999 até 2005, o modelo era importado, o que deixou o modelo mais refinado e consequentemente mais caro. Sua última aparição em 2012, com a versão especial Fittipaldi, o Omega conseguiu sem dúvida ser um sucessor a altura do veterano Opala.

 

Reproduzir vídeo
Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Backes Rastreamento melhora a performance da sua frota reduzindo gastos com combustível, manutenção e monitoramento de veículos. Através do nosso sistema, os gestores ficam a par dos maiores vilões de consumo como direção fora da rota, direção agressiva, tempo ocioso do veículo, entre outros.

Logo Oficial Backes Rastreamento
plugins premium WordPress

CUPOM DESCONTO

Preencha nosso formulário e vamos te enviar um material gratuito com dicas práticas para diminuir os custos com manutenções dos veículos em até 50%.

Precisa de ajuda?