Ar-condicionado

Ar-condicionado dos veículos: manutenção é importante

Um item de conforto na maioria dos veículos é o ar-condicionado. O item proporciona bem-estar para motoristas e passageiros, tanto no frio, como no calor. Mas mais que isso o ar-condicionado também visa proporcionar saúde aos usuários, já que ele também tem a função de filtrar o ar que vem do exterior do veículo. Além disso, desembaça os vidros em dias chuvosos e frios aumentando a visibilidade do motorista.

Mas para o ar-condicionado proporcionar todas essas vantagens ele deve estar em bom funcionamento, com todos os seus componentes funcionando de forma adequada. E muitas vezes nas revisões ele não recebe a devida atenção e nem mesmo recebe uma manutenção preventiva adequada.

Quando fazer a manutenção do ar-condicionado?

Especialistas afirmam que carros que são usados como táxis, motoristas que pertencem a frotas de locadoras ou trafegam frequentemente por estrada do chão devem fazer revisão no ar-condicionado a cada três meses ou 10 mil km.

Mas é claro se sentir que a eficiência em resfriar ou esquentar o veículo não é mais a mesma, um profissional deve ser contatado, porque pode ser que haja algum problema.

Itens a ser revisados

O que você deve lembrar em fazer mais frequentemente no ar-condicionado é a higienização. Isso porque se não for feita essa manutenção frequentemente o ar não será filtrado e a impurezas que contiverem no ar-condicionado será inalado pelos usuários dos veículos. Pessoas que tenham problemas respiratórios devem estar ainda mais atentas.

A higienização completa inclui o desmonte de vários componentes, como o evaporador, a aplicação de bactericida e a posterior remontagem. Já a higienização simples não exige a desmontagem do painel. Uma máquina faz a aplicação de ozônio, um gás oxidante.

O gás do ar-condicionado não fica velho e nem acaba, como muita gente pensa. Ele deve ser trocado apenas se tiver vazamentos.

A troca do filtro de cabine deve ser feita uma vez por ano. A peça é barata e garante a qualidade do ar em circulação no veículo.

Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

motocicleta

Freios das motos: cuidados necessários

Os freios são itens de grande importância para qualquer veículo. a importância deles nas motocicletas não é diferente. Estar atento ao funcionamento dos seus freios

Precisa de ajuda?