Um item de conforto na maioria dos veículos é o ar-condicionado. O item proporciona bem-estar para motoristas e passageiros, tanto no frio, como no calor. Mas mais que isso o ar-condicionado também visa proporcionar saúde aos usuários, já que ele também tem a função de filtrar o ar que vem do exterior do veículo. Além disso, desembaça os vidros em dias chuvosos e frios aumentando a visibilidade do motorista.
Mas para o ar-condicionado proporcionar todas essas vantagens ele deve estar em bom funcionamento, com todos os seus componentes funcionando de forma adequada. E muitas vezes nas revisões ele não recebe a devida atenção e nem mesmo recebe uma manutenção preventiva adequada.
Quando fazer a manutenção do ar-condicionado?
Especialistas afirmam que carros que são usados como táxis, motoristas que pertencem a frotas de locadoras ou trafegam frequentemente por estrada do chão devem fazer revisão no ar-condicionado a cada três meses ou 10 mil km.
Mas é claro se sentir que a eficiência em resfriar ou esquentar o veículo não é mais a mesma, um profissional deve ser contatado, porque pode ser que haja algum problema.
Itens a ser revisados
O que você deve lembrar em fazer mais frequentemente no ar-condicionado é a higienização. Isso porque se não for feita essa manutenção frequentemente o ar não será filtrado e a impurezas que contiverem no ar-condicionado será inalado pelos usuários dos veículos. Pessoas que tenham problemas respiratórios devem estar ainda mais atentas.
A higienização completa inclui o desmonte de vários componentes, como o evaporador, a aplicação de bactericida e a posterior remontagem. Já a higienização simples não exige a desmontagem do painel. Uma máquina faz a aplicação de ozônio, um gás oxidante.
O gás do ar-condicionado não fica velho e nem acaba, como muita gente pensa. Ele deve ser trocado apenas se tiver vazamentos.
A troca do filtro de cabine deve ser feita uma vez por ano. A peça é barata e garante a qualidade do ar em circulação no veículo.