Já foi comentado aqui no blog sobre as vantagens e desvantagens da contratação por terceirização dos motoristas para empresa de frotas. Mas já se perguntou sobre a terceirização de frotas, com a locação de veículos. Será que esse processo vale a pena?
Primeiramente, vamos começar falando como funciona o processo de locação de frotas. Ao contrário do que acontece quando uma pessoa física loca um carro, por exemplo, que é por dia, a locação de frotas para pessoa jurídica é por um tempo maior. O período geralmente varia de 12 a 36 meses. Neste contrato também pode ser colocado serviços adicionais, como rastreamento de veículos e veículo reserva.
Vantagens da terceirização de frotas
O primeiro ponto seria uma centralização e redução de custos com a frota. Com a locação você tem uma previsibilidade maior de quanto vai gastar com os veículos, já que custos de manutenção já não serão sua responsabilidade.
Veículos sempre novos e revisados também é outra vantagem da terceirização da frota. Assim será muito mais difícil um dos veículos te deixarem na mão.
Se você está começando uma empresa, locar a frota também pode ser uma vantagem. Assim, você não terá um alto custo inicial que seria investido na compra de veículos.
Diminuição de burocracia também é uma vantagem na terceirização da frota. Pagamento de imposto e documentação dos veículos, por exemplo, não serão sua responsabilidade.
Desvantagens da frota terceirizada
Menor flexibilidade é uma das desvantagens. Os veículos de uma frota terceirizada irão poder ser utilizados somente de acordo com o que está previsto em contrato. E muitas vezes com as necessidades de última hora, mudar o contrato ou obter exceções poderá não ser muito fácil ou muito ágil.
Menos agilidade na resolução de problemas também pode ser uma desvantagem na locação dos veículos. Depende da empresa e do processo que ela adota, mas muitas vezes em imprevistos o concerto do veículo ou a cessão de um veículo reserva pode demorar mais do que você gostaria.