As velas de ignição têm uma função importante no carro, já que são elas responsáveis por gerar faísca para a mistura de ar e combustível entre em ignição para a câmara de combustão. Assim é que o motor é ligado.
O ideal é que a cada 10.000 quilômetros as velas recebam uma revisão preventiva, só para checagem se todos os componentes estão todos funcionando corretamente. É importante checar o manual do seu veículo para ver se ele especifica um tempo diferente de checagem.
Principalmente em períodos frios, na hora da partida, poderá ser notado os problemas com as velas, sentindo dificuldade na hora da partida.
O defeito na vela do motor causa vários prejuízos. O rendimento cai e o veículo acaba gastando mais combustível, já que a gasolina que entra nos canecos é desperdiçada e não gera a explosão corretamente.
Velas nos caminhões
Os motores a diesel, componente dos caminhões, exigem uma temperatura ainda mais elevada que nos carros de passeios. Assim, as velas são fundamentais para que esse processo ocorra da maneira correta.
Nos caminhões mais novos, as velas danificadas podem causar problemas como:
- emissão de fumaça esbranquiçada no escapamento
- dificuldades no momento da partida
- lâmpada de avaria acesa no painel
- dentre outros
Sinais comuns de falha nas velas em qualquer veículo
Falhas na partida
Falhas ou dificuldades na partida são indícios claros de desgaste excessivo nas velas. Isso acontece porque as faíscas geradas entre os eletrodos delas provocam desgastes nos mesmos.
Perda de desempenho
A folga excessiva entre os eletrodos, causada pelo seu desgaste, também pode levar à perda de potência do veículo. Além da perca do desempenho, há emissões de gases poluentes por meio do escapamento. É aí que você irá notar, provavelmente, fumaça saindo do seu carro.
Aumento do consumo de combustível
Muita gente não sabe, mas velas desgastadas podem aumentar consideravelmente o consumo de combustível do seu carro. Isso porque quando elas estão com algum desgaste uma parte da mistura ar/combustível não é queimada de maneira adequada, elevando o consumo de gasolina ou etanol.