Cuidar da lataria e pintura do carro é um dos pontos essenciais para valorizar o veículo em caso de venda. É normal que ao longo do tempo surjam alguns arranhões e imperfeições pelo desgaste natural. Mas algumas dessas imperfeições são possíveis de evitar por meio de alguns cuidados.
Além de valorizar o veículo, com os cuidados certos, se evita de ter custos adicionais com repintura do veículo. A repintura além de muitas vezes não ter um preço acessível, pode ajudar na desvalorização do veículo se não for bem feita.
Confira algumas dicas para proteger a lataria e pintura do carro:
Estacione seu carro em local adequado
Proteger o veículo do sol e da chuva é um dos principais cuidados. O sol acaba “queimando” a pintura, deixando-a sem brilho. O calor do sol também pode provocar rachaduras na pintura, acumulando umidade.
Já a chuva, depois de seca, pode causar manchas. Além disso, há aquelas chuvas ácidas, que podem causar danos maiores.
Não estacione o carro embaixo de árvores
As árvores podem acabar pingando resinas ou a própria queda de frutos e frutas, que podem ocasionar danos na pintura do veículo. Então não é adequado deixar seu carro sempre estacionado debaixo das árvores, mesmo que elas proporcionem sombra.
Lave seu carro periodicamente
Lavar o carro periodicamente, pelo menos a cada 15 dias, evita que sujeiras se impregnem e danifiquem a pintura do seu carro.
Se optar por você mesmo fazer a lavagem, utilize produtos adequados. Água e sabão neutro já é suficiente.
Para realizar a lavagem o ideal é usar panos de microfibra, assim não haverá perigo de arranhar seu carro.
A secagem é tão importante quanto a lavagem. Utilize também panos de microfibra ou um material macio, para não haver danos.
Encere o veículo com regularidade
Encerar o veículo é importante, pois, a cera pode ser uma camada protetora para pintura. Antes de realizar o processo é preciso lavar bem o veículo, e secá-lo. Assim se evita da cera manchar a pintura.
O ideal é encerar o veículo de 30 a 45 dias. O tempo vai depender também da indicação da cera que utilizar.
Há vários tipos de cera no mercado, sendo em pasta, líquidas e até spray. A cera em pasta é uma das mais fortes e que promete um resultado melhor no quesito de encobrir riscos e proteger a lataria. Mas também é uma das mais difíceis de aplicar.