motocicleta

Freios das motos: cuidados necessários

Os freios são itens de grande importância para qualquer veículo. a importância deles nas motocicletas não é diferente. Estar atento ao funcionamento dos seus freios e manter a manutenção em dia desse componente é imprescindível para a segurança.Atualmente existem dois tipos de sistemas de freios nas motocicletas: a tambor ou a disco. O sistema a tambor é encontrado, geralmente, em motos mais antigas ou com baixa cilindrada. O sistema é considerado de menor eficiência que os freios a disco por não dissipar calor facilmente. A manutenção deve ocorrer mais frequente, se não seu desempenho fica comprometido.O sistema a disco é mais moderno e eficiente. Porém a manutenção é mais cara.  O funcionamento deste sistema é hidráulico, composto por pastilhas, pinças, pistão, fluído de freio, disco e mangueiras.

Como melhor utilizar os freios da motocicleta

A maneira que o freio é utilizado em sua motocicleta pode interferir muito tanto na segurança da condução, como na vida útil dele. O ideal é que na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro. Usar apenas o traseiro aumenta o risco de acidente e desgasta os componentes mais rápido.Confira o passo-passo para utilizar o freio da moto adequadamente:
  • desacelerar;
  • acionar o freio traseiro;
  • acionar o freio dianteiro;
  • soltar o freio dianteiro;
  • soltar o freio traseiro.
Em pista molhada, o ideal é que a proporção da frenagem seja de 50-50% para evitar derrapamentos. Em aclive, o melhor é usar mais o freio dianteiro. E com passageiro na garupa, para evitar que o passageiro seja arremessado, é melhor usar o freio traseiro.

Principais itens a serem revisados nos freios das motos

Pastilhas e discos de freio

Ambos os componentes são responsáveis por gerar o atrito necessário para frear a moto. Se estiverem danificados ou desgastados podem provocar ruídos, vibração e perda da eficiência da frenagem.

Fluido do freio

O fluido de freio pode absorver umidade. Por isso na revisão deve ser sempre checado o ponto de ebulição do fluido e o porcentual de água que ele contém e, assim.O fluido de freio tem prazo de validade e precisa ser substituído, geralmente, a cada 10 mil km ou a cada ano.

Cuidado com os cabos

É sempre bom verificar se os cabos de feios não estão rompidos ou com algum defeito. Sem eles estarem funcionando corretamente, o sistema de frenagem perde seu desempenho.   
Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

pneus

Pneus: quais os principais cuidados?

Cuidar dos pneus dos carros é algo imprescindível para a dirigibilidade do carro e segurança do motorista. Realizar manutenção preventiva, praticar alguns hábitos e estar

Open chat
Precisa de ajuda?