Sistema de arrefecimento

Sistema de arrefecimento, seus componentes e cuidados

O sistema de arrefecimento é um sistema essencial para o bom funcionamento do veículo. Ele possui diversos componentes e cada um deles pode influenciar no funcionamento do motor.

O sistema de arrefecimento dos carros é muito importante para o bom funcionamento deles. Qualquer pane neste sistema ou em algum componente dele pode afetar o motor, que é a peça mais essencial e também mais cara de um carro.

Este sistema é formado pelas seguintes peças:

  • bomba d’água;
  • válvula termostática;
  • reservatório;
  • aditivo;
  • radiador;
  • cebolinha de temperatura;
  • ventoinha

Cada uma das peças tem sua importância e por isso devem sempre receber uma revisão, como forma de manutenção preventiva. Confira a função de cada uma delas:

Bomba d’água

É um componente essencial para a circulação do líquido por todo o sistema, de modo a levar a temperatura da água ao motor.

Válvula termostática

A função dessa válvula é a de impedir a circulação de água pelo radiador até que o motor não tenha chegado a sua temperatura de trabalho ideal. O motor não pode aquecer demais. Mas também não pode trabalhar frio demais.

Reservatório

A função do reservatório é armazenar a água do sistema e, também, ser o aditivo que é misturado a ela com a finalidade de evitar a corrosão.

Aditivo

O aditivo é acrescentado na água do sistema de arrefecimento e seu papel é evitar a oxidação das peças de todo o circuito que estarão em constante contato com a água. Ele também impede que a água evapore facilmente e diminui o ponto de congelamento dela.

Radiador

Nós já falamos sobre o radiador aqui no blog. Ele desempenha um papel importante na troca de temperatura da água que sai quente do motor. Ele envia água resfriada da válvula termostática de volta ao início do ciclo.

Sensor de temperatura

O sensor de temperatura possui um transmissor interno e a função é reportar a temperatura do veículo, o centro de comando e o painel do veículo. Assim é possível identificar a temperatura pelo marcador.

Ventoinha

A ventoinha é responsável pela ventilação do radiador. Ela utiliza o ar externo para tornar o processo de troca de calor da água mais rápido.

Vamos falar da limpeza do sistema de arrefecimento?

Mesmo utilizando o aditivo, é importante que você troque a água de acordo com o tempo indicado pelo fabricante. Pois com o tempo pode haver formação de ferrugem. Essa ferrugem pode ser percebida pela cor do líquido, que vai ficando com aspecto barroso.
Essa ferrugem diluída na água pode ser perigosa e diminuir a eficiência do sistema de arrefecimento. Com isso pode haver entupimento das mangueiras, provocando a diminuição da pressão.

O procedimento de manutenção envolve a limpeza interna do circuito. Isso pode ser feito com um líquido específico que dissolve a ferrugem impregnada.

Geyssica Reis

Geyssica Reis

Assessora de Comunicação

Nossas Redes Sociais:

Mais Postagens

motocicleta

Freios das motos: cuidados necessários

Os freios são itens de grande importância para qualquer veículo. a importância deles nas motocicletas não é diferente. Estar atento ao funcionamento dos seus freios

pneus

Pneus: quais os principais cuidados?

Cuidar dos pneus dos carros é algo imprescindível para a dirigibilidade do carro e segurança do motorista. Realizar manutenção preventiva, praticar alguns hábitos e estar

Precisa de ajuda?